As práticas ambientais possuem uma grande importância no contexto do ESG. Estão relacionadas com a letra “E” – environmental, em inglês, ou ambiental, em português, que se refere às nossas ações e responsabilidades relacionadas à conservação do meio ambiente, tais como aquecimento global, emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água, etc.
Reforçamos o nosso compromisso em adotar práticas sustentáveis e responsáveis, considerando o impacto de nossas ações no meio ambiente. Nesse sentido, temos adotado várias medidas nos nossos projetos. Seguem alguns exemplos:
- Reaproveitamento de madeira: A obra 248 Castello Branco da ECB implantou o reaproveitamento interno das madeiras oriundas da supressão vegetal, confeccionando mesa, tábuas, pallets, calços para equipamentos e diversos outros materiais.
- Implantação de Torre de iluminação com alta eficiência: Antigas torres de iluminação com lâmpadas a vapor de mercúrio estão sendo substituídas nas obras 248 Castello Branco CCR e 245 Gongo Soco por torres de alta eficiência energética, utilizando tecnologia LED. Essas novas torres são mais econômicas, reduzem ruídos e minimizam impactos ambientais. Além disso, eliminam riscos ocupacionais, pois não geram resíduos perigosos e não utilizam lâmpadas de vidro, evitando cortes e acidentes.
- Implantação de fontes fotovoltaicas para iluminação de áreas: Implantamos na obra 245 Gongo Soco postes e luminárias alimentados por energia solar em nosso canteiro de obras e áreas de vivência, visando reduzir as emissões atmosféricas, preservar a camada de ozônio e diminuir os gastos com combustíveis. Essa iniciativa trouxe os seguintes benefícios: diminuição no consumo de óleo diesel, redução nos gastos com locação de geradores adicionais, utilização de energia limpa, redução na emissão de CO2 e diminuição dos gases de efeito estufa.
- Campanha de substituição da Gasolina pelo Etanol: A obra 245 Gongo Soco realizou a campanha de substituição dos combustíveis dos veículos Flex. Os veículos flex que antes eram abastecidos com gasolina, a partir de março 2023 passaram a ser abastecidos somente com etanol.
- Sistema de monitoramento de nível do tanque séptico: na obra 245 Gogo Soco houve a Implantação do sistema elétrico que sinaliza os níveis do tanque de acumulação para efluentes sanitários. O sistema aciona um alerta sonoro e luminoso quando o tanque atinge a capacidade de 75% de armazenamento.