A ECB | Grupo Mota Engil entregou para a REDUC – Refinaria Duque de Caxias, a unidade U-2700 para o início da produção de Diesel S-10 e QAV (querosene de aviação). Estes novos produtos são de baixo teor de enxofre, gerando menor impacto ambiental e maior valor agregado.
A obra denominada “REVAMP do HDT de DIESEL e QAV” iniciou em janeiro de 2021. O contrato foi firmado sob regime de execução semi-integrada, com fornecimento de Engenharia, Suprimento de Materiais e Equipamentos, Construção & Montagem, Testes Finais e Operação Assistida.
Como principal desafio, o empreendimento foi iniciado durante uma crise mundial, fruto de guerras e da pandemia da COVID-19, em que muitos materiais ficaram escassos no mercado. Mesmo com esse agravante foi possível finalizar e entregar a operação dentro do prazo contratual e, de forma antecipada, se considerarmos o cronograma do cliente.
Outro desafio foi a entrega da Parada da Unidade U-2700, para interligação dos novos equipamentos com os existentes, dentro do prazo, com qualidade e segurança. Para esse procedimento, a ECB | Grupo Mota-Engil trabalhou nos turnos diurno e noturno, com mais de 400 funcionários, realizando trabalhos a quente com cortes e soldas, içamentos de cargas complexas, além de pressurização de tubulação e equipamentos para testes hidrostáticos e pneumáticos.
Também ganharam destaque a montagem de equipamentos de alta complexidade como o novo reator com peso de 230 toneladas e 30 metros de altura, os novos resfriadores denominados Air Coolers, os novos filtros, o novo compressor de make up de hidrogênio e centenas de novos instrumentos para controle e automação que, interligados às novas telas de controle, permitem toda a operação e controle da unidade U-2700 remotamente do CIC (Centro Integrado de Controle).
Este empreendimento é um marco para a ECB | Grupo Mota-Engil que figura entre o seleto grupo de empresas capazes de executar empreendimentos complexos deste porte.